segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Bateria de celular: 5 ótimas dicas para melhorar o desempenho

Esse celular no seu bolso é um 'milagre' da tecnologia. Tem um componente fundamental, que você provavelmente deveria saber como cuidar: uma bateria.
Ter uma bateria fraca no celular é algo chato e um inconveniente que ninguém quer hoje em dia.

 As baterias dos aparelhos modernos são de íon de lítio. Eles podem ter muita energia em um tamanho relativamente pequeno e não perdem muita energia quando não estão em uso. É uma combinação desses fatores que os tornam ótimos para seus gadgets portáteis.

Como a bateria do seu telefone funciona?

Todas as baterias funcionam com dois eletrodos, um ânodo e um cátodo com material chamado eletrólito entre eles. Quando você conecta uma bateria a um circuito completo, uma reação química começa a ocorrer no ânodo e os elétrons começam a se acumular ali. O eletrólito entre essas duas partes impede que os elétrons tomem o caminho mais curto até o cátodo. Ele passa pelo circuito em que a bateria está comprimida e esses elétrons acionam seu dispositivo no processo. (Quase falei chinês agora, kkk)

Uma vez que todos os elétrons tenham feito a viagem, sua bateria está fraca. É quando você precisa recarregar. Uma vez que sua bateria é recarregada, ela permanecerá assim até que haja algo para energizar novamente, embora todas as baterias vazem alguma carga com o tempo.

Com o passar do tempo, depois de várias cargas repetidas, o ânodo e o cátodo degradam-se e não cabem mais tantos íons quanto costumavam. Quando isso acontece, a bateria para de conter uma carga grande, com isso, você acaba tendo que levar para o reparo.

Como uma bateria recarrega?

Uma bateria de íons de lítio normalmente é carregada em dois estágios. Primeiro vem o processo chamado carregamento atual constante. Essa é a parte que é bem simples. O carregador do seu telefone ou tablet aplicará uma corrente constante de eletricidade à bateria para que todos os elétrons voltem ao ânodo. Quanto maior a corrente constante, mais rápido a bateria pode carregar. Os carregadores rápidos de alta voltagem aproveitam esse primeiro estágio para encher o poder o mais rápido possível.

Quando a bateria é recarregada em 70%, o procedimento muda e vira para um carregamento de voltagem constante. Durante este segundo estágio, o carregador garante quer que a tensão permaneça a mesma ao invés de manter a corrente constante. Na prática, isso significa que à medida que a bateria se aproxima do máximo, a corrente diminui. À medida que a bateria fica cheia, a taxa de carga diminui. Quando você alcança 100%, a carga simplesmente entra para manter a quantidade de carga que sua bateria perde naturalmente ao longo do tempo.

5 ótimas dicas para melhorar o desempenho da bateria do celular

Agora que você sabe o básico sobre a pequena quantidade de energia que mantém o seu telefone funcionando, aqui estão algumas dicas manter e melhorar o uso da bateria do telefone por mais tempo e em boa forma.

Gerenciando o uso de aplicativos

Existem aplicativos que são executados em segundo plano, rastreiam sua localização ou enviam notificações por push e acabam sendo um grande problema na bateria. Comece a desinstalar os aplicativos que você usou há muito tempo e não abriu desde então.
  • No Android, acesse Configurações -> Aplicativos. Selecione o aplicativo que você deseja desativar e toque em Desinstalar. 
  • No iOS, toque e segure qualquer aplicativo e toque no X no canto superior esquerdo.

Muitos aplicativos são executados em segundo plano, mesmo quando você não os está usando. Isso faz sentido para coisas como e-mail e redes sociais, onde você pode querer receber uma nova mensagem ou comentário, mas você realmente precisa de seus jogos ou player de música comendo os recursos da bateria, mesmo quando você não preciso deles?

  • Com o iOS: vá para Configurações—> Geral—> Atualização de aplicativo em segundo plano e selecione aplicativos para desativar. 
  • Com Android: vá para Configurações—> Uso de dados. Toque no aplicativo escolhido e role até o final para restringir os dados de segundo plano nas redes celulares.

É uma crença comum achar que “fechar todos os seus aplicativos vai melhorar”. Ironicamente, isso pode piorar ainda mais a duração da bateria. Quando você deixa um aplicativo aberto em segundo plano e, em seguida, o acessa um pouco mais tarde, o smartphone é inteligente o suficiente para permitir que você continue de onde parou, com o mínimo de danos à duração da bateria. No entanto, se você continuar fechando e reabrindo os mesmos aplicativos durante todo o dia, acabará sobrecarregando seu telefone muito mais do que o necessário. Então, realmente feche aqueles que você só usa algumas vezes por semana.

Desativar notificações de aplicativos

Muitos aplicativos enviam automaticamente “notificações por push”, o aplicativo irá notificá-lo sobre coisas ao longo do dia, não solicitadas.

É hora de parar isso, pois consome bateria:

  • No iOS, acesse Configurações—> Notificações e desative as notificações para todos, exceto seus aplicativos mais importantes. Você pode até personalizar suas notificações até onde elas aparecem, de banners a alertas sonoros na tela de bloqueio. 
  • No Android, acesse Configurações—> Som e notificação—> Notificações do aplicativo. A partir daqui, você pode bloquear totalmente as notificações de aplicativos individuais ou definir filtros de prioridade para receber menos notificações em geral.

Desativar os relatórios de serviços de localização

Como dados os de segundo plano e notificações push, os serviços de localização também drenam a bateria do smartphone aos poucos. Com a localização ativada, seu telefone está trabalhando constantemente para rastrear seu local no mapa e isso faz com que sua bateria descarregue mais rápido.

Se você valoriza mais a duração da bateria do que as postagens com geo-tag nas redes sociais, desative os serviços de localização.

  • No iOS, acesse Configurações—> Privacidade—> Serviços de Localização. Você pode desativá-los todos de uma vez ou desligá-los individualmente.
  • No Android, vá para Configurações—> Geral–> Localização. Em seguida, use o grande interruptor para desativar os relatórios de localização.

Visor do celular

Você pode gostar de ver sua tela com brilho total, mas essa é uma das maneiras garantidas de drenar sua bateria rapidamente. Até mesmo o recurso de brilho automático do seu telefone às vezes exagera.
  • No iOS, acesse Configurações—> Exibir e Brilho. Desative o Brilho Automático e diminua a exibição usando o controle deslizante. 
  •  No Android, vá para configurações—> Display e desative o Brilho Adaptável. Em seguida, toque no nível de brilho e ajuste a sua preferência.

Desligar vibrações

Nós tendemos a pensar que um celular vibratório é uma boa alternativa no lugar do barulho do toque, mas quando se trata de duração da bateria, o toque é muito menos desgastante do que a vibração. Se você quiser extrair um pouco mais a vida útil da bateria, considere desligar totalmente as vibrações.


  • No iOS, acesse Configurações—> Sons e, em seguida, desative as duas alternâncias de vibração na parte superior do menu. 
  • No Android, use o botão de volume para abaixar a campainha e você verá um menu na parte superior da tela. Aqui, você pode desativar todas as notificações por um período personalizado ou receber apenas "notificações prioritárias", com base nas suas preferências pessoais. Qualquer um acabará tendo um efeito positivo na bateria.

Desligar o Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia de rede sem fio que permite que o smartphone se conecte a outros dispositivos. É ótimo para enviar arquivos rapidamente, conectar-se a um sistema de som ou outros aplicativos de curto alcance.

 Se você não estiver usando o Bluetooth no momento, considere desativar o Bluetooth. Há uma boa chance de você  usá-lo pocas vezes no mês.


  • No iOS, deslize para cima a partir da parte inferior da tela e toque no ícone do Bluetooth no meio. 
  • No Android, acesse Configurações—> Bluetooth e desative-o.

A importância de uma bateria forte não pode ser subestimada. Acima estão 5 ótimas dicas para melhorar o desempenho da bateria no celular. Se você possui outra dica boa, compartilhe conosco nos comentários abaixo.
 
Este Blog usa cookies. Ao continuar você confirma que aceita os termos. Para mais informações, acesse: Políticas do blog