quinta-feira, 20 de setembro de 2018

5G: 10 perguntas respondidas sobre o próximo padrão de dados

Para entender como o conceito 5G é transformador, precisamos entender a tecnologia móvel que veio antes dele. Cada G (ou geração), até agora introduziu um conjunto cada vez mais avançado de tecnologias combinadas para desbloquear o novo potencial do seu celular - para não mencionar um conjunto totalmente novo de produtos que acompanham cada geração.

O que é 5G?

5G é a 5ª geração em redes celulares. A primeira geração começou nos anos 90, quando redes de celulares estavam sendo estabelecidas. A segunda geração começou com as primeiras mensagens de texto. A terceira geração foi marcada pelos primeiros celulares que podiam navegar na internet. O atual período de 4G tem visto redes celulares mais rápidas e confiáveis ​​e smartphones que podem transmitir conteúdos como os da Netflix sem problema nenhum.

A quinta geração sem fio, ou 5G, é a mais recente iteração da tecnologia celular, projetada para aumentar a velocidade e a capacidade de resposta das redes sem fio. O 5G também permitirá um aumento acentuado na quantidade de dados transmitidos através de sistemas sem fio, devido à maior disponibilidade de largura de banda e à avançada tecnologia de antenas.

Quando foi lançado o 5G?

O padrão já foi lançado no final de 2017, a 3GPP anunciou oficialmente os novos padrões para 5G New Radio (NR), efetivamente preparando o cenário para o lançamento de redes 5G em grande escala e com boa relação custo-benefício.

Quando o 5G será popular?

Meu palpite, não por muito tempo, pelo menos não para as massas ou áreas rurais. Veja, 5G e todos os G's anteriores são basicamente padrões de velocidade e conexão. Muitas operadoras e provedores ainda têm dificuldades em alcançar os padrões para o famosos 4G, então adicionaram LTE (evolução de longo prazo) à sua descrição de rede. O uso do LTE permite que eles digam que pretendem fornecer as velocidades necessárias para serem 4G. O LTE também é usado em grande parte da discussão em torno do 5G. Além disso, o 5G exigirá muitas torres de celular, o que por si só é um obstáculo para os provedores de celular.

Porque tanta dificuldade de implementar?

O 5G utilizará o espectro na faixa de frequência LTE existente ( 600 MHz a 6 GHz ) e também em bandas de ondas milimétricas (24-86 GHz). Essas freqüências mais altas esperadas para serem usadas pelo 5G não viajam tão longe quanto as frequências mais baixas que estão em uso atualmente. Estes também têm mais dificuldade em penetrar paredes, pontes, árvores ou qualquer coisa física. Para contornar isso, as operadoras terão que implantar mais células que cobrem áreas menores, servindo menos pessoas, embora em velocidades muito maiores. Isso irá impulsionar a proliferação de pequenas células.

5G vai ser muito rápido?

Com o 5G, os dados transmitidos através de conexões de banda larga sem fio poderão viajar a taxas de até 20 Gbps por algumas estimativas - excedendo as velocidades da rede de cabo - e também oferecer latência de 1 ms ou menos para usos que exigem feedback em tempo real. No uso prático no dia-a-dia, espera-se que o 5G suporte um mínimo de pelo menos 100Mbs e seja capaz de velocidades de até 10Gbs. A infraestrutura móvel atual não suportaria centenas de milhões de pessoas acessando a rede a essa velocidade máxima. Isso é várias vezes mais rápido que as redes 4G existentes que temos agora.

Quais países estão usando atualmente 5G?

Países onde a tecnologia 5G já foi lançada oficialmente ou está passando por testes incluem a Coréia do Sul, cortesia da gigantesca transportadora sul-coreana KT Corp, Suécia e Estônia, Turquia, Japão, China, entre outras. Espera-se que esta lista continue crescendo exponencialmente à medida que avançamos para o novo ano. No Brasil a expectativa mais realista é para 2025,já que a implementação do 5G no Brasil depende da Anatel, agência reguladora da telefonia no país. Recentemente, o órgão começou as primeiras discussões sobre a nova tecnologia.

Quais celulares têm 5G?

Recentemente, a Motorola lançou o primeiro smartphone com suporte a redes 5G : o Moto Z3, que ganhará esse suporte graças a um 'MotoMod'. No momento, esse poderia ser o único smartphone 5G comercialmente disponível no mercado. Mas, a partir de 2019, vários fabricantes de smartphones começarão a lançar telefones que podem se conectar a redes 5G e a OPPO pode ser uma das primeiras empresas a fazê-lo.

Primeiro smartphone 5G da LG é esperado em algum lugar no primeiro semestre de 2019 e muitos outros fabricantes estão fazendo fila para o mesmo período de tempo.

Quais diferenças entre 5G e WiFi 5G?

Primeiro, é importante estabelecer a diferença entre WiFi 5G e WiFi normal. A principal diferença entre as frequências sem fio normais de 2.4 GHz e 5 GHz é o alcance e a largura de banda. 5 GHz fornece taxas de dados mais rápidas a uma distância menor, enquanto 2,4 GHz oferece cobertura para distâncias maiores, mas pode funcionar em velocidades mais lentas.

Dito isto, a diferença entre 5G e 5G WiFi é bastante clara. Embora as redes celulares possam trocar dados, elas não são construídas inteiramente em torno da troca. Eles são construídos em torno da comunicação. O WiFi, por outro lado, é construído apenas para fins de troca de dados.

5G irá substituir fibra/cabo?

Resposta rápida; Não necessariamente. 5G não vai substituir a internet com fio tão cedo. O 5G terá benefícios, mas é seguro dizer que a internet com fio não vai a lugar nenhum. Há bilhões de dispositivos Wi-Fi em uso atualmente: PCs, tablets, TVs, impressoras, sistemas de som, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais. Além disso, a internet cabeada tem suas vantagens que a 5G pode não conseguir igualar. Os clientes podem comprar internet a cabo como um serviço ou utilitário e fazer com que seja entregue em residências e escritórios via fibra e cabo coaxial. Com redes celulares, os modelos de assinatura e serviço são a única opção. Por esse motivo, usuários de dados pesados ​​sempre preferirão fibra/cabo.

Haverá outro G após 5G?

Nós não sabemos ainda. No momento, nossas atuais necessidades de comunicação e as do futuro próximo parecem ser atendidas pela tecnologia 5G. A velocidade, a latência, a capacidade que precisaremos para a casa do futuro, a Internet das Coisas, tudo parece depender da velocidade do 5G. No futuro, se nossas necessidades como sociedade evoluírem e precisarmos de mais largura de banda, talvez tenhamos que voltar para a prancheta e criar o 6G. Mas no momento, 4G parece ser mais do que suficiente para a maioria de nós.

Conclusão

O futuro 5G parece muito interessante e cheio de toneladas de possibilidades. A indústria de tecnologia espera que o 5G resolva problemas que não temos hoje, mas aqueles que poderiam nos atrasar anos no futuro. Espera-se que esta indústria testemunhe um crescimento significativo desde hoje até 2025, quando se prevê que a tecnologia 5G se tornará mainstream. Esperamos que esta tecnologia 5G melhore os recursos de desempenho da rede móvel de maneira significativa.
 
Este Blog usa cookies. Ao continuar você confirma que aceita os termos. Para mais informações, acesse: Políticas do blog